26 de janeiro de 2016

Luís Antônio dos Santos

Luís Antônio dos Santos é muito conhecido no atletismo brasileiro e principalmente entre os corredores de rua. Muitos o conhece como técnico e agente de atletas africanos na cidade de Taubaté. O que poucos conhecem é que Luís Antônio foi um dos melhores maratonistas no início da década de 90, inclusive batendo o "recorde brasileiro" da maratona no ano de 1995 na cidade de Fukuoka no Japão.


 Eu particularmente o conhecia “de vista” desde o final da década de 80, vencendo e chegando sempre entre os primeiros nas mais disputadas provas brasileiras. Com o passar dos anos ele foi ficando cada vez mais conhecido e respeitado entre os atletas brasileiros, sempre que o via e passava por ele o cumprimentava, mas nunca tinha tido oportunidade de conversar com ele, e foi no ano de 2008 que essa oportunidade aconteceu.


 Eu fui com minha esposa Eliana, junto com uns amigos na cidade de Guaratinguetá participar da tradicional “Corrida 9 de Julho” e nessa corrida o Luís Antônio levou sua equipe de africanos para participar da corrida, o Luís era muito amigo de uns amigos meu que estavam comigo e nos convidou para um almoço com churrasco na chácara na cidade de Taubaté onde ele hospeda e treina os etíopes, tanzanianos, marroquinos, brasileiros e principalmente quenianos. Confesso que foi um dia inesquecível, já o admirava por tudo aquilo que representou no atletismo brasileiro, da forma profissional e responsável que sempre conduziu sua carreira. Com muito carinho e humildade o Luís nos apresentou sua família, falou sobre suas conquistas durante os anos em que competiu e nos mostrou de forma realista e honesta seu trabalho com esses atletas.



Até aquele momento sempre tive um pé atrás em relação a vinda de atletas africanos competir e treinar no Brasil, mas nesse dia pude conhecer a importância desse trabalho não só para esses atletas como também para seus familiares que ficaram em seus países de origem e acredito que o problema foi que o nível dos atletas brasileiros que caíram e não conseguem fazer frente aos atletas africanos que estão no Brasil.


 O Luís Antônio estará sempre entre os melhores atletas de uma geração e terá sempre minha admiração e respeito como profissional, amigo, pai de família e principalmente como atleta de alto nível. Durante os anos em que competiu venceu várias corridas nas mais diversas distâncias e em todas as partes do Brasil, mas foi nas maratonas que se tornou um atleta conhecido mundialmente.


Abaixo veremos apenas alguns dos grandes resultados conquistados por esse extraordinário atleta.

_ JUL de 1993-----------Blumenau/SC ------------1º Colocado-------------2h12:15 
_OUT de 1993----------Chicago/EUA -------------1º Colocado-------------2h13:14      
_ABR de 1994-----------Boston/EUA--------------13ºColocado------------2h10:39
_OUT de 1994----------Chicago/EUA--------------1ºColocado-------------2h11:16
_ABR de 1995-----------Boston/EUA---------------3ºColocado-------------2h11:02
_AGO de 1995---------Gotemburgo/EUA---------3ºColocado--------------2h12:49
_OUT de 1995----------São Paulo/BRA---------------1ºColocado-----------2h17:11
_DEZ de 1995--Fukuoka/Japan----1ºColocado------2h09:30 (Recorde Brasileiro)
_AGO de 1996------Olimpic Games/Atlanta EUA-----10ºColocado-------2h15:53
(Fonte: Jornal Marathonios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário